Pesquisar neste blogue

História do Trombone

Originalmente foi chamado de sacabuxa. A referência mais antiga e detalhadas de uma sacabuxa surge num fresco de Filippino Lippi “A Assunção da Virgem (1488-93), em Roma.

Sonata para 4 sacabuxas

O trombone mais antigo que ainda existe é datado de 1551.

 Um instrumento sem igual a sacabuxa é diferente do Trombone moderno, devida à evolução na sua construção: aumentou o diâmetro a campânula, a tubagem da vara e fabricaram-se válvulas que facilitam a execução.

A sonoridade do trombone é comparados por muitos à voz humana, tendo mesmo sido considerado por alguns compositores, nomeadamente por Felix Mendelssohn um instrumento sagrado.

Johann Sebastian Bach usou o trombone em 15 cantatas, durante o período Barroco, neste período a família do trombone formou-se (soprano, contralto, tenor, baixo). Com a morte de Bach (1750), o trombone perdeu um pouco de espaço nas composições. Os compositores Clássicos como Mozart e Haydn, usaram o trombone para peças de representatividade religiosa. Mas no século XIX, Beethoven introduziu o naipe de trombones (alto, tenor e baixo) na sua 5ª sinfonia, daí em diante os trombones aumentaram o poder sonoro das orquestras modernas, foram muitos os compositores que não prescindiram mais do trombone: Wagner, Mahler, Bruckner, Brahms, etc...  Mas Hector Berlioz fez referencia aos trombones no seu tratado de instrumentação (1843), que diz: "Na minha opinião, o trombone é a verdadeira cabeça da família dos instrumentos de metais. Pois sua nobreza é do mas alto grau; tem todos os tons sérios e poderosos da sublime poesia musical, acentos tranquilos e imponentes, com explosões selvagens

Tommy Dorsey
. Dirigido pelo testamento do mestre, os trombones podem cantar como um coro de padres, articular suspiros sombrios, lamentos tristes, ou um hino luminoso de glórias”.

No século XX, quando o jazz começou a crescer nos Estados Unidos, o trombone foi descatou-se nas orquestras de Glenn Miller e Tommy Dorsey, e com as Bandas militares cresceu em popularidade. Hoje, podemos encontrar trombones em Orquestras Sinfónicas, Filarmónicas, Orquestras de Baile, Bandas Militares, Bandas Escolares, além de conjuntos de Pop, Reggae, Jazz, etc...

Existem Trombonistas que marcaram a História da Música do nosso século.

Joseph Alessi

Joseph Alessi é o Primeiro Trombone Solista da New York Philharmonic Orchestra desde 1985. Joseph Alessi Começou os seus estudos musicais com o seu pai, e mais tarde estudou com Miles Anderson, Glenn Dodson, Mark H. Lawrence, Dan Livesay, Ned Meredith, Mithell Ross e M. Dee Stewart. É professor na Juilliard School e da Manhattan School of Music em Nova Iorque.

Christian  Lindberg

Christian Lindberg nasceu na Suécia em 1958. Aos 17 anos começou a estudar Trombone e aos 19 anos tornou-se membro da Stockholm Royal Opera Orchestra. Com 20 anos, deixa esta orquestra para prosseguir os seus estudos em Londres e Los Angeles. Durante este período ganha vários premios internacionais. Christian Lindberg tornou-se o primeiro trombonista da história a desenvolver uma carreira como solista, é um dos maiores virtuosos da história do trombone, com uma técnica insuperável é uma personagem musical Brilhante!

J.J.Johnson

J.J.Johnson nasceu em Indianápolis em 1924, e começou a tocar em público com apenas 17 anos. Tocou com todos os grandes músicos do Jazz americanos, de onde se destacam Count Basie, Nat King Cole, Dizzy Gillespie. Charlie Parker, Woody Herman entre muitos outros.

 J.J.Johnson é um dos maiores e mais geniais trombonistas de todos os tempos servindo de referência a grande parte dos trombonistas a nível mundial, não só pela sua sonoridade melodiosa e aveludada, mas também pelos progressos técnicos que consegui neste instrumento, bem como pela sua brilhante personalidade musical.

Ray Anderson

Ray Anderson “Levou o Trombone em termos de registro, articulação, (velocidade e expressividade) a um nível que ninguém poderia imaginar há 20 anos atrás.” George Gruntz

David Taylor

David Taylor é o principal responsável pelo desenvolvimento do Trombone Baixo como instrumento solista. Nascido em Brooklyn, Nova Iorque em 1944, David Taylor tem tocado com grandes nomes do clássico, jazz e pop de onde poderemos destacar Duke Ellington, Aretha Franklin, American Symphony Orchestra, Gil Evans, Frank Sinatra, Thad Jones/Mel Lewis e os Rolling Stones.

Bill Watrous

Bill Watrous nasceu em Connecticut em 1939. Estudou em Nova Iorque com kai Winding e com Woody Herman. Watrous é um trombonista muito aclamado pelo seu som aveludado e pela sua técnica imbatível.